Estandes Arena Experience

31/10 – 04/11 | 9h – 19h | Arena Experience

 

Acionador por piscadelas a-blinX: Pessoas com deficiências motoras severas podem escrever ou controlar o computador usando apenas o piscar dos olhos por meio do acionador a-blinX.

Alcance Veterinária UFMG: Produção de programas de rádio pelos visitantes do estande com conteúdos de divulgação científica.

Aplicativo TelepatiX para smartphones e tablets: A ferramenta de comunicação rápida mais fácil e intuitiva já desenvolvida para pessoas incapazes de se comunicar oralmente.

CDTN: Mostra de produtos, serviços, processos e tecnologias desenvolvidas na área nuclear para o benefício da sociedade. Medicina, indústria e agricultura serão os alguns dos temas abordados.

CyRoS UFSJ

Fac. CENECISTA  Varginha: Hidroponia de hortaliças; tomada elétrica extensora – padrão brasileiro; App’s Buskar – horário dos ônibus circulares e acompanhamento do veículo em tempo real e Ecobanho – reaproveitamento de água.

FACEMG: Apresentação de conceitos de tecnologia assistiva e do Projeto “Dispositivos Auxiliares para Transferência e Mudança de Decúbito” ressaltando a influência da Engenharia Mecânica na área Biomédica.

FAPEMIG: Estande Institucional dos Projetos da FAPEMIG.

FUNED: Conteúdo de morfologia Animal – abelhas, aracnídeos e serpentes; nome de origem: própolis verde, mel de aroeira mata seca; Leishmaniose, Dengue, Zika vírus e Chikungunya; Análise de alimentos. | Livro: “Cobra Coral” com as espécies de corais verdadeiras e espécies mais comuns de corais falsas de Minas Gerais. Réplica de uma coral verdadeira em tecido. Coleção Científica de Serpentes da Funed. | Projetos do Laboratório de Biologia Celular; Régua didática: comparação de tamanho de diferentes estruturas; Maquete de célula ilustrativa, Desenho esquemático do DNA, Câmara de Neubauer.

HEMOMINAS: Material informativo sobre a importância da doação de sangue e medula óssea; conteúdo interativo para promover o autocuidado do paciente falciforme, principalmente jovens e adultos.

IFECT SUDESTE: Automação de baixo custo para telescópios de pequeno porte; Street Run Photo – aferição de tempo dos participantes de uma corrida de rua; Estrutura para tratamento de água das máquinas de lavar.

JOSÉ MARTI: Geometria ao Nosso Redor

KIVI

MAPLE BEAR: A Maple Bear vai mostrar como o empreendedorismo e a tecnologia estão mudando a educação. Serão três centros de aprendizagem: Computational Thinking, Programação e Robótica.

MUSEU PONTO UFMG: Espaço Seres Vivos, Espaço Energia e Espaço Desafio. Óculos de realidade virtual, jogos de desafio e réplicas de animais e planetário.

Oficina de Robótica

OPEN ROBOTICS: A matemática por meio de montagens tecnológicas, uso da eletrônica e de materiais alternativos, incluindo a programação dos circuitos, com software educacional para programação de microprocessadores.

SENAI Sabará: Máquina que transforma o lixo plástico em um óleo bruto que posteriormente ao ser destilado tornará um combustível para automóveis.

SIGNUMWEB: A Signumweb é uma plataforma web de videoconferência para acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes.

SOFTEX

Software Simplix para Inclusão Escolar e Comunicação: Um programa de computador que promove terapias de reabilitação e inclusão de alunos com deficiência intelectual e motora de um jeito extremamente simples.

TiX StartUp Gerais: Teclado-mouse Inteligente TiX – o aparelho que está redefinindo a inclusão escolar e digital de pessoas com deficiências motoras.

UAITEC

UFJF: Oficina de Ideação e Modelagem de Negócios.

UFLA: Equipe TROIA – projetos robóticos desenvolvidos na Universidade Federal de Lavras. Exemplificação do conteúdo visto nas aulas, em robôs que utilizam conceitos de eletrônica, mecânica e programação.

UFMG LAB Bio: Órtese dinâmica com acionamento eletromecânico para membro superior

UFSJ: Jogos sobre Dengue em Realidade Virtual (Óculos Rift e Gear); Jogos em 3D para android sobre Chagas e Escorpionismo; App’s em Realidade Aumentada sobre Matemática e Projetos da UFSJ/CCO/LDMD.

UFVJM: Compreender a matemática e expor as tecnologias presente nos códigos de barras; mostrar as técnicas para desenvolvimento de aplicativos na Plataforma Android que possibilite o ensino da matemática. | Aparelhos utilizando o lixo eletrônico, Aplicação matemática de uma mini impressora CNC, separação e amostragem de componentes importantes, caros ou úteis, encontrados em lixo eletrônico.

UNIFEI: Protótipo de moto, Oficina de Metrologia, Oficina Catia V5 e Flow Design e sistema de telemetria (GPS): Desenhos virtuais de uma motocicleta, simulação do desenho em software gráfico. | Drones e Protótipo de Moto do Brasil, Mini Baja UNIFEI, Robô campeão mundial, Portfólios de startups de hardware e programas de empreendedorismo, Sumô de robôs, Pitchs de projetos tecnológicos. | Vídeos e Slides demonstrando a utilização do Drone substituindo as equipes de monitoramento, inspeção e prestando auxilio em desastres.