Estandes

31/10 – 04/11 | 9h – 19h | Arena Criativa

 

3D LOPES: startup de Belo Horizonte que fabrica impressoras 3D, desenvolvendo peças impressas em 3D e inovando em novos filamentos. Atua em especial na área da saúde fabricando próteses e órteses customizadas impressas em 3D.

ÂNIMA: o ÂminaLAB é  um centro de inovação voltado à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo.

BIOSTARTUP LAB: o BioStartup é um programa de pré-aceleração para starturps de Ciências da Vida.

BLIK: leitor de conteúdos digitais em Braille.

BONECARIA: apresentar a história dos autômatos, seu surgimento e desenvolvimento no século XVIII e sua importância para os avanços tecnológicos atuais através de bonecos.

BUDDYS

CoRA – UFMG: competição de robôs autônomos idealizada pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica da UFMG, com objetivo de incentivar alunos da graduação, ensino técnico e médio a aplicar seus conhecimentos.

DEUSES E MONSTROS: uma escola criada para a formação de profissionais que irão atuar no setor de Concept Design, a primeira etapa para se transformar uma ideia ou conceito em produto.

ECO AÇÕES UNIDAS: uma associação de artistas e artesãos unidos pelo cuidado com o meio ambiente e pela vontade de viver em um mundo melhor.

EQUIFUTURO: um sistema que quando acoplado no pulverizador aplica a quantidade de agrotóxico de acordo com o volume do dossel da planta e interrompe a pulverização quando nenhum dossel é identificado aplicando a quantidade correta de agrotóxico.

FAB LAB NEWTON + FACENS: O Fab Lab Newton e o Fab Lab Facens  vão oferecer workshops, palestras e exposição de projetos de alunos e outros makers que frequentam os Fab Labs.

FAZ MAKER SPACE: oficina colaborativa aberta especializada em prototipação e fabricação em pequena escala, com um mix de técnicas de fabricação digital e métodos tradicionais de marcenaria e serralheria.

FIEMG LAB: apresentação das startups da Aceleradora FIEMG LAB.

FIEMG: Expô Robô (jogo da velha com o robô Eva) e demonstração de um torneio de robótica (SESI).

FUTBOX: o maior acervo ilustrado do mundo sobre futebol. Mais de 25 anos de pesquisas envolvendo a história dos clubes, seleções, campeonatos, troféus e craques dos cinco continentes.

FUZZY: a Fuzzy tem como missão empoderar a próxima geração a ser mais criativa e curiosa, por meio da educação maker. Iremos expor kits maker, que incluem legos de papelão, kits eletrônicos em formato de legos e mini-drones.

GAMEinG

INOVA SENAI/MG 1: a Auscultador Múltiplo Visual permite diagnosticar defeitos antes mesmo que eles ocorram. São cinco sensores que monitoram os elementos e informam de modo auditivo ou visual se algo está errado com a máquina.

INOVA SENAI/MG 2: de construção simples e baixo custo, o MecMob tem a proposta de ser um equipamento que permite a seu usuário a liberdade de se deslocar em pé, sem a necessidade de adaptações do ambiente à sua condição de estatura.

INOVA SENAI/MG 3: o SGS Plus veio para aliviar suas preocupações. Um aplicativo simples de usar, mas poderoso para manter o seu sistema de gestão da segurança no trabalho consistente com as mais rigorosas exigências

INOVA SENAI/MG 4: o ILF é um sistema de visão de máquina com sensores e base de informações que permite ao equipamento localizar, identificar problemas e relatar sobre a condição da via férrea sem a necessidade de interromper suas atividades.

INOVA SENAI/MG 5: o balcão automatizado é tudo o que você queria, peça ao balcão seu suco preferido e ele lhe entregará o pedido no copo, pronto para seu deleite.

INOVA SENAI/MG 6: visando a sua segurança e da sua família esse conjunto de sensores associado a um aplicativo avisa quando há vazamento de gás em sua residência e é capaz de tomar ações automáticas para tornar o ambiente seguro.

INOVA SENAI/MG 7: mecanismo automatizado de combate ao ácaro apícola, de funcionamento simples, porém eficaz, já foi testado e aprovado por apicultores que viram suas colmeias aumentarem a produtividade em função do uso do produto.

INOVA SENAI/MG 8: sistema modular de construção de estruturas provisórias que usa madeira plástica para permitir maior durabilidade e reuso em diferentes configurações exigidas pelo canteiro de obras.

INOVA SENAI/MG 9: suporte móvel para esmerilhadeira retira do operador o esforço de carregar o equipamento sem tirar sua liberdade de movimentos para a execução adequada da atividade.

INOVA SENAI/MG 10: a mesa para interação e comunicação para crianças autistas foi criada com design ergonômico e muita tecnologia para desenvolver um ambiente físico adequado para o aprendizado de habilidades comunicativas, em crianças autismo.

INSTAFORMA: máquina de termoformagem a vácuo desktop que funciona como um xerox 3D direto no plástico. Suas características e resultado final das peças potencializam o uso de outras máquinas makers, como impressoras 3D e corte a laser.

INTEGRADOS: Bobby é um alimentador automático para cães com acesso remoto

JOGOS ORIGEM: resgata a sabedoria milenar de jogos dos quatro cantos do mundo e, de forma inovadora, aplica esse conhecimento para desenvolver pessoas e instituições.

JUST DANCE

KRIATIVAR: exposição de desenhos do garoto João Gabriel, artista por trás da página “Um dragão por dia”, lançada em 2013, que já foi matéria na maioria dos jornais e revistas de Minas Gerais, sendo destaque no facebook.

LUDOSIA BRINQUEDOS: brinquedos educativos, folclóricos e de madeira para montar.

M COOK: ecossistema de módulos, sensores e atuadores baseados na plataforma do Arduino para o ensino de programação e eletrônica.

MÃOS DE MINAS: variados produtos artesanais desde papel até madeira e cerâmica, feitos por artesãos da Central Mão de Minas.

MICRO FARAD: exposição de montagens com a plataforma Arduino, inclusive projetos que podem ser utilizados em escolas para aulas de química, física e biologia.  

MINERARIA

MONSTER BRICKS: construções de robôs interativos usando LEGO MINDSTORMS.

NOCE SEVER

OFICINA HERTEL: espaço que procura entender e manipular diversas camadas de sentidos na criação e produção de um objeto que ao mesmo tempo pode existir como escultura, como brinquedo, como ferramenta, como uma prática.

OFICINA TESSELLOTION: oficina de tessellotion, iremos construir moldes de figuras geométricas com materiais reutilizáveis, partir deles, desenhar figuras em uma bobina de papel Kraft, depois decorá-las com tinta, formando um lindo tapete de papel.

OPEN GAMES

OPEN ROBOTICS: kit educacional para montagens makers ligadas à eletrônica, programação de computadores, e internet das coisas.

PROTTOP: upgrade nos óculos de segurança tradicional usado em ambiente fabril. Os usuários terão acesso a variáveis industriais em tempo real, através do recurso de realidade aumentada.

PUC – TREQ: o TreQ é uma plataforma didática laboratorial para o ensino nas áreas de Engenharia e Física em universidades. Ele é composto por um pêndulo acoplado a um motor com um volante de inércia e vários sensores.

ROBÓTICA DHELL: os alunos de 6 a 12 anos da robótica DHEL serão os instrutores responsáveis por coordenar e ensinar o público sobre o funcionamento de um robô autônomo. O objetivo é criar e programar um robô que lança aviõezinhos de papel.

SEBRAE – AGITA: espaço inovador para desenvolver ideias de jovens empreendedores.

SEMPRA: uso de tecnologia para o desenvolvimento de projetos makers de elevado caráter inovador como impressora 3D, drones, robôs, sistemas embarcados e internet of things para todas as idades.

SIRIUS RILIX: simulador de realidade virtual com mais de 20 cenários diferentes.

SPIROMONT3R: robô que cria várias formas de desenhos usando seu mecanismo.

TECNOLOGIA ASSISTIVA 1: simulador para treinamento de cadeirantes

TECNOLOGIA ASSISTIVA 2: cadeira de rodas controlada pelos olhos ou músculos da face

TIMMED: aplicativo que pelos sintomas informados, de acordo com o Protocolo de Manchester, sugere ao paciente o hospital ou unidade de pronto atendimento mais próxima de acordo com a especialidade da enfermidade e sua localização.

UNI – LEGRA: espaço criativo dos cursos de Design do UniBH. Equipado com ampla variedade de equipamentos para prototipagem, o espaço conta ainda com uma equipe qualificada formada por alunos dos cursos de Design.